Desde do início do mês de abril, alguns funcionários da Unidade Escolar estiveram participando do curso oferecido em parceria com GERED/UNISUL/UDESC denominado "O estatuto da criança e do adolescente no currículo escolar da educação básica desafios e possibilidades". O objetivo deste curso era instrumentalizar profissionais da educação e demais interessados para atuação crítica e propositiva em espaços escolares e não escolares de formação humana, educação baseada na política de promoção, proteção e defesa de direitos constitucionais.
Foram cinco meses de estudos, realização de atividades, aula presencial e para finalizar o curso elaboração de um projeto aplicável em todas as séries do Ensino Fundamental.
Foram cinco meses de estudos, realização de atividades, aula presencial e para finalizar o curso elaboração de um projeto aplicável em todas as séries do Ensino Fundamental.
O projeto escolhido pelo grupo da escola foi intitulado "Trabalhando o ECA no cotidiano escolar", e vai até final de outubro. Este projeto também foi apresentado dia 23/09 no SEMEIA (Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade).
OBJETIVOS GERAL:
Abordar e discutir o Estatuto da Criança e do
Adolescente, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conscientizar
os alunos sobre a importância do ECA;
Contribuir
para a redução da violência escolar e familiar;
Exercitar
a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos;
Estimular
a participação dos alunos no cumprimento e garantia de seus direitos e
deveres.
JUSTIFICATIVA
A escola, enquanto espaço de
formação, constitui-se um ambiente integrador, promovendo a inserção dos alunos
na sociedade, respeitando e conhecendo a singularidade de cada um. Ela também é
responsável pela garantia dos direitos reservados às crianças e aos
adolescentes, tendo o diálogo como um dos principais instrumentos.
Nossa escola encontra-se
inserida em uma comunidade carente em vários aspectos: afetivo, financeiro, familiar,
ético, moral, etc. Com uma realidade social de vulnerabilidade, muitos de
nossos alunos estão expostos à criminalidade, à falta de limites e ao descaso
familiar e social.
Percebe-se, em nosso cotidiano
escolar, a falta de interesse, motivação, desrespeito com os colegas e
profissionais, falta de perspectiva para o futuro, gravidez na adolescência, uso
de entorpecentes e violência sexual.
Portanto, nossa escola optou por trabalhar um
projeto interdisciplinar e transversal para proporcionar a devida compreensão e
aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
AÇÕES
- Elaborar, juntamente com os alunos, os direitos e deveres escolares
- Confeccionar cartazes com os direitos e deveres priorizados pelos alunos
- Assistir ao vídeo da “Turma da Mônica e o ECA - Família” (1º ao 5º anos)
- Leitura do livro “Bom dia, todas as cores!”, de Ruth Rocha (1º ao 3º anos)
- Apresentar o ECA, juntamente com a Cartilha do ECA - Ministério Público (1º ao 9º anos).
- Confeccionar cartazes por turma (1º ao 9º anos), abordando um artigo diferente em cada uma.
- Exposição dos cartazes com diferentes artigos no pátio da escola para socialização.
- Apresentação de um teatro enfatizando o ECA, realizado pela turma do 8º ano e apresentado para as turmas de 1º ao 5º anos.
- Palestra com a Conselheira Tutelar Raquel, com o tema “Direitos e deveres da criança e do adolescente”.
- Leitura do texto “Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Integrantes do grupo de estudo
pertencentes ao Curso do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Elaborando o projeto “O ECA no Cotidiano Escolar” GERED/UDESC/UNISUL |
1º ano 01 |
5º ano 02 |
4º ano 01 |
3º ano 01 |
4º ano 01 |
5º ano 01 |
1º ano 02 |
7º ano 02 |
Participação no SEMEIA |
SEMEIA |
Parabéns todos os participantes do Projeto ECA na Escola!Foi uma experiência gratificante e de troca mútua de saberes,entre educadores e alunos!
ResponderExcluirDaniela C. - ATP