PROJETOS

PENOA



   O Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) institui-se como mais uma possibilidade, entre as muitas ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED), de o estudante da Educação Básica (EB) lograr efetivo êxito em sua aprendizagem das habilidades de leitura, escrita e cálculo e, consequentemente, com a consolidação destas, lidar com o conhecimento nas diferentes áreas.
 As pesquisas relacionadas à aprendizagem em âmbito escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 04/2010 orientam e enfatizam a importância da oferta de novas oportunidades de aprendizagem sempre que o estudante apresentar lacunas de conhecimento, sobretudo, nos processos de leitura, produção textual oral e escrita e de cálculo.
    Para além da "recuperação paralela", prevista na Lei 9.394/96 como parte constitutiva do planejamento e do plano diário de aula, recuperação de estudo, entre outras dinâmicas didático-pedagógicas, há, ainda, o estatuto das novas oportunidades de aprendizagem como um programa promovido pelo órgão central em tempo e turno diferenciados, sistematicamente planejados por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular.
  Cabe lembrar que a Proposta Curricular de Santa Catarina e os demais documentos conceptuais e legais sobre a EB preconizam a heterogeneidade do sujeito aprendiz e suas diferentes dimensões de aprendizagem (tempo, contexto, representação de mundo). Sendo assim, este programa abre caminhos pedagógicos para aqueles que, no tempo escolar regular, não se apropriaram dos conhecimentos potencialmente previstos e lhes oferta um tempo, um planejamento, uma didática que atenda ao sujeito em sias especificidades pedagógicas e sociais.

Público Alvo:

  • Ensino Fundamental Anos Iniciais;
  • Ensino Fundamental Anos Finais;
  • Turma de Conclusão do EF (TCEF) e Ensino Médio (EM)



Referência

Secretaria de Estado da Educação. Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica. Florianópolis: 2014.


Professora Darlene com Anos Iniciais



Professora Marilda de Matemática


Professora Carol de Língua Portuguesa


Projeto ECA



PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo
Rua: Guilherme Willemann, 423
CEP: 88705-438
Bairro: Passagem
Cidade: Tubarão – SC
Telefone: (48) 36319409

Componentes do grupo:
Altamira Magda Barreiros - Professora
Bruna Fogaça Cardoso da Silva – Professora II
Catarina Felipe Nogaredi – Assistente de Educação
Claudia Bez Fontana Redivo – Professora
Dionê da Silva Duarte – Professora II
Evelyn Daniela Cardoso – Assistente Técnico Pedagógico
Gedeão Vieira – Professor
João Batista de Souza – Diretor
Lucimara Medeiros Elias – Administradora Escolar
Maira da Silva – Professora do laboratório de informática
Marissa Rodrigues Nunes – Professora II
Renata Mendes Silvério - Professora
Rubi Mara Colombo – Professora
Simone Gaspar – Professora
Tatiana Porto dos Santos da Silva - Professora II
Vladis Regina Werner Dandolini- Orientadora Educacional
Ydianara Albino da Rosa da Silva – Professora

TÍTULO
Trabalhando o ECA no cotidiano escolar

PÚBLICO ABRANGENTE
Alunos, professores, pais e funcionários em geral.

OBJETIVOS

GERAL:
Abordar e discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema.

ESPECÍFICOS:


  • Conscientizar os alunos sobre a importância do ECA;
  •  Contribuir para a redução da violência escolar e familiar;
  • Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos;
  • Estimular a participação dos alunos no cumprimento e garantia de seus direitos e deveres.        

JUSTIFICATIVA

A escola, enquanto espaço de formação, constitui-se um ambiente integrador, promovendo a inserção dos alunos na sociedade, respeitando e conhecendo a singularidade de cada um. Ela também é responsável pela garantia dos direitos reservados às crianças e aos adolescentes, tendo o diálogo como um dos principais instrumentos.
Nossa escola encontra-se inserida em uma comunidade carente em vários aspectos: afetivo, financeiro, familiar, ético, moral, etc. Com uma realidade social de vulnerabilidade, muitos de nossos alunos estão expostos à criminalidade, à falta de limites e ao descaso familiar e social.
Percebe-se, em nosso cotidiano escolar, a falta de interesse, motivação, desrespeito com os colegas e profissionais, falta de perspectiva para o futuro, gravidez na adolescência, uso de entorpecentes e violência sexual.   
Portanto, nossa escola optou por trabalhar um projeto interdisciplinar e transversal para proporcionar a devida compreensão e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE TRABALHO

Partiremos do conhecimento prévio dos alunos e do contexto escolar para introduzir os direitos e deveres de todos.  Após essa apresentação, mostraremos o ECA e a sua importância para o bom convívio e ordem.
Debateremos com os alunos os direitos e deveres, já constituídos na forma de lei.   

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Ações
Período de execução
Sujeitos envolvidos
1. Elaborar, juntamente com os alunos, os direitos e deveres escolares.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
2. Confeccionar cartazes com os direitos e deveres priorizados pelos alunos.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
3. Assistir ao vídeo da “Turma da Mônica e o ECA  - Família”  (1º ao 5º anos)
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
4. Leitura do livro “Bom dia, todas as cores!”, de Ruth Rocha (1º ao 3º anos)
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
5. Apresentar o ECA, juntamente com a Cartilha do ECA -  Ministério Público (1º ao 9º anos).
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
6. Confeccionar cartazes por turma (1º ao 9º anos), abordando um artigo diferente em cada uma.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
7. Exposição dos cartazes com diferentes artigos no pátio da escola para socialização.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
8. Apresentação de um teatro enfatizando o ECA, realizado pela turma do 8º ano e apresentado para as turmas de 1º ao 5º anos.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
9. Palestra com a Conselheira Tutelar Raquel, com o tema “Direitos e deveres da criança e do adolescente”.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
10. Leitura do texto “Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Setembro e outubro.
Alunos, professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.

RECURSOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

Cartolina, revistas, cola, tesoura, datashow, caneta hidrocor, computador, lápis de cor, papel pardo, impressora.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma contínua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, através de observações, participação, empenho e interesse nas atividades e sempre respeitando a individualidade de cada um.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

Espera-se, com este projeto, que os alunos, bem como toda a comunidade escolar, tenham uma visão mais ampla dos seus direitos e deveres, das políticas públicas e, ao mesmo tempo, tornem-se coparticipativos na construção da sua  cidadania. Através das mudanças de hábitos, atitudes e valores, tenham perspectiva de um futuro mais justo e acolhedor.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal 8.069/1990. Tubarão: 2011.

Conhecendo Estatuto da Criança e do Adolescente com Renatinha: https://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

5 Direitos da Criança e do Adolescente:

https://www.youtube.com/watch?v=-h3XQQWtI_I

A Turma da Mônica e o ECA (Família):



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