PENOA
O Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) institui-se como mais uma possibilidade, entre as muitas ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED), de o estudante da Educação Básica (EB) lograr efetivo êxito em sua aprendizagem das habilidades de leitura, escrita e cálculo e, consequentemente, com a consolidação destas, lidar com o conhecimento nas diferentes áreas.
As pesquisas relacionadas à aprendizagem em âmbito escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 04/2010 orientam e enfatizam a importância da oferta de novas oportunidades de aprendizagem sempre que o estudante apresentar lacunas de conhecimento, sobretudo, nos processos de leitura, produção textual oral e escrita e de cálculo.
Para além da "recuperação paralela", prevista na Lei 9.394/96 como parte constitutiva do planejamento e do plano diário de aula, recuperação de estudo, entre outras dinâmicas didático-pedagógicas, há, ainda, o estatuto das novas oportunidades de aprendizagem como um programa promovido pelo órgão central em tempo e turno diferenciados, sistematicamente planejados por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular.
Cabe lembrar que a Proposta Curricular de Santa Catarina e os demais documentos conceptuais e legais sobre a EB preconizam a heterogeneidade do sujeito aprendiz e suas diferentes dimensões de aprendizagem (tempo, contexto, representação de mundo). Sendo assim, este programa abre caminhos pedagógicos para aqueles que, no tempo escolar regular, não se apropriaram dos conhecimentos potencialmente previstos e lhes oferta um tempo, um planejamento, uma didática que atenda ao sujeito em sias especificidades pedagógicas e sociais.
Público Alvo:
- Ensino Fundamental Anos Iniciais;
- Ensino Fundamental Anos Finais;
- Turma de Conclusão do EF (TCEF) e Ensino Médio (EM)
Referência
Secretaria de Estado da Educação. Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica. Florianópolis: 2014.
Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei
Federal 8.069/1990. Tubarão: 2011.
Conhecendo Estatuto da Criança e do Adolescente
com Renatinha: https://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE
5 Direitos da Criança e do Adolescente:
https://www.youtube.com/watch?v=-h3XQQWtI_I
A Turma da Mônica e o ECA (Família):
Professora Darlene com Anos Iniciais |
Professora Marilda de Matemática |
Professora Carol de Língua Portuguesa |
Projeto ECA
PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Escola
de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo
Rua:
Guilherme Willemann, 423
CEP:
88705-438
Bairro:
Passagem
Cidade:
Tubarão – SC
Telefone:
(48) 36319409
Componentes do grupo:
Altamira
Magda Barreiros - Professora
Bruna
Fogaça Cardoso da Silva – Professora II
Catarina
Felipe Nogaredi – Assistente de Educação
Claudia
Bez Fontana Redivo – Professora
Dionê
da Silva Duarte – Professora II
Evelyn
Daniela Cardoso – Assistente Técnico Pedagógico
Gedeão
Vieira – Professor
João
Batista de Souza – Diretor
Lucimara
Medeiros Elias – Administradora Escolar
Maira
da Silva – Professora do laboratório de informática
Marissa
Rodrigues Nunes – Professora II
Renata
Mendes Silvério - Professora
Rubi Mara Colombo – Professora
Simone Gaspar – Professora
Tatiana Porto dos Santos da Silva - Professora
II
Vladis Regina Werner Dandolini- Orientadora
Educacional
Ydianara Albino da Rosa da Silva – Professora
TÍTULO
Trabalhando o ECA no cotidiano escolar
PÚBLICO ABRANGENTE
Alunos,
professores, pais e funcionários em geral.
OBJETIVOS
GERAL:
Abordar e discutir o
Estatuto da Criança e do Adolescente, ampliando os conhecimentos dos educandos
sobre o tema.
ESPECÍFICOS:
- Conscientizar os alunos sobre a importância do ECA;
- Contribuir para a redução da violência escolar e familiar;
- Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos;
- Estimular a participação dos alunos no cumprimento e garantia de seus direitos e deveres.
JUSTIFICATIVA
A escola, enquanto espaço de
formação, constitui-se um ambiente integrador, promovendo a inserção dos alunos
na sociedade, respeitando e conhecendo a singularidade de cada um. Ela também é
responsável pela garantia dos direitos reservados às crianças e aos
adolescentes, tendo o diálogo como um dos principais instrumentos.
Nossa escola encontra-se
inserida em uma comunidade carente em vários aspectos: afetivo, financeiro, familiar,
ético, moral, etc. Com uma realidade social de vulnerabilidade, muitos de
nossos alunos estão expostos à criminalidade, à falta de limites e ao descaso
familiar e social.
Percebe-se, em nosso cotidiano
escolar, a falta de interesse, motivação, desrespeito com os colegas e
profissionais, falta de perspectiva para o futuro, gravidez na adolescência, uso
de entorpecentes e violência sexual.
Portanto, nossa escola optou por trabalhar um
projeto interdisciplinar e transversal para proporcionar a devida compreensão e
aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE
TRABALHO
Partiremos do conhecimento
prévio dos alunos e do contexto escolar para introduzir os direitos e deveres
de todos. Após essa apresentação,
mostraremos o ECA e a sua importância para o bom convívio e ordem.
Debateremos
com os alunos os direitos e deveres, já constituídos na forma de lei.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
|
||
Ações
|
Período
de execução
|
Sujeitos
envolvidos
|
1. Elaborar, juntamente com os alunos, os
direitos e deveres escolares.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
2. Confeccionar cartazes com os direitos e
deveres priorizados pelos alunos.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
3. Assistir ao vídeo da “Turma da Mônica e
o ECA - Família” (1º ao 5º anos)
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
4. Leitura do livro “Bom dia, todas as
cores!”, de Ruth Rocha (1º ao 3º anos)
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
5. Apresentar o ECA, juntamente com a
Cartilha do ECA - Ministério Público
(1º ao 9º anos).
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
6. Confeccionar cartazes por turma (1º ao
9º anos), abordando um artigo diferente em cada uma.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
7. Exposição dos cartazes com diferentes
artigos no pátio da escola para socialização.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
8. Apresentação de um teatro enfatizando o
ECA, realizado pela turma do 8º ano e apresentado para as turmas de 1º ao 5º
anos.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
9. Palestra com a Conselheira Tutelar
Raquel, com o tema “Direitos e deveres da criança e do adolescente”.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
10.
Leitura do texto “Declaração Universal dos Direitos da Criança e do
Adolescente”.
|
Setembro
e outubro.
|
Alunos,
professores, equipe pedagógica e demais funcionários da unidade escolar.
|
RECURSOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
Cartolina,
revistas, cola, tesoura, datashow, caneta hidrocor, computador, lápis de cor,
papel pardo, impressora.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de
forma contínua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem
dos alunos, através de observações, participação, empenho e interesse nas
atividades e sempre respeitando a individualidade de cada um.
RESULTADOS E IMPACTOS
ESPERADOS
Espera-se, com este projeto,
que os alunos, bem como toda a comunidade escolar, tenham uma visão mais ampla
dos seus direitos e deveres, das políticas públicas e, ao mesmo tempo,
tornem-se coparticipativos na construção da sua
cidadania. Através das mudanças de hábitos, atitudes e valores, tenham
perspectiva de um futuro mais justo e acolhedor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário